Diário de diegooliver

Debate sobre o texto

Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2025.

Debate sobre o texto Público
Nessa quarta-feira, tivemos de ler um texto que seria então debatido em sala de aula, como de costume. Dessa vez eu li o texto quase que inteiramente, só não esperava que o restante do pessoal não tivesse lido. Honestamente fiquei temeroso, pensei que recairia sobre mim a pressão de ter que falar sobre o que li, mas felizmente o que seria uma tarefa individual virou um trabalho de grupo. Sentamos, lemos juntos, separamos tópicos e então alguns grupos falaram, inclusive o meu, mas não todos os grupos presentes.
Dessa vez, os assuntos que foram temática central foram, primeiramente, o histórico da educação no Brasil e o propósito (falando de forma simples) da leitura e da escrita na vida das pessoas. Nosso grupo tratou mais desse segundo tema.

Acho que algo que eu tirei de relevante quanto às mudanças no cenário de educação para jovens, adultos e idosos é que houveram muitas mudanças que foram mudando (especialmente por motivações políticas) radicalmente os propósitos desse tipo de educação. A princípio utilitária, então política, então regredindo ao utilitarismo puro e a manutenção das classes e das mazelas, só pra depois voltar a se humanizar. Fica a impressão que a educação não só tem caráter político, mas também os políticos fazem da educação o que politicamente beneficie suas concepções e seu poder. Será?

Essas coisas do papel da escrita e da leitura eu nunca pensei tão a fundo. Nunca parei pra entender que há diferenças entre "ler para si" e "ler para o mundo", mas faz sentido. Há muita coisa que eu particularmente já li e nunca compartilhei com ninguém. Coisa prática, inclusive. Há certas coisas que eu nunca dei uma serventia social e coletiva, não sei o motivo. O mesmo vale para a escrita, já escrevi bastante sem que houvessem leitores. Sem que houvesse propósito. E mesmo para além disso, acho que não basta fazer algo pelos outros, deve ser algo concreto, a comunicação tem que ser efetivo. De que adianta eu conseguir falar tanto se eu não sei dizer nada? Sinto que, historicamente falando, foi isso que faltou por bastante tempo na educação. É esse um dos motivos que ainda existe gente sem saber ler, mesmo depois de meio milênio de colonização, depois de mais de um século de república. Ainda há gente que precisa ser convencida de que é preciso poder ler e saber escrever, mas não por maldade ou incapacidade de compreender, de se motivar. Tudo é feito visando a manutenção da ignorância.


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