Diário de camilacc

Descatracalização da vida- tema Fuvest 2005

Sábado, 09 de Abril de 2011.

Descatracalização da vida- tema Fuvest 2005 Público
Dizer que o mundo vem sofrendo mudanças seria tão óbvio quanto citar o poder do controle em massa. Pessoas, mentes e vidas, diariamente, mesmo sem perceber, são controladas seja de forma consciente ou não. A catracalização da vida é muito mais do que parece, e sugere algo que, se lutamos pelo livre arbítrio, deveríamos supostamente fugir.
Uma simples catraca, pôde gerar uma considerável polêmica em São Paulo. O grupo artístico ''Contra Filé'' se responsabilizou por colocar uma catraca em uma região central paulistana. De modo contraditório, colocou uma catraca visível todavia para mostrar que sim, catracas invisíveis são mais comuns do que imaginamos. E de certa forma, estão presente nas nossas rotinas.
Dinheiro, capitalismo, controles biológicos e políticos, são formas de controle em massa, muitas vezes, exercidos pelo governo. Entretanto é muito fácil culpar o governo por termos nossos próprios obstáculos. Qualquer cidadão tem praticamente o dever de vencer as catracas da sua vida diariamente, cravando uma luta interminável, podendo assim passar por diversas catracas, seja na escola, no trabalho ou até mesmo em lugares de lazer.
Analisando de modo pejorativo, as catracas parecem algo contrário ao bem populacional, mas se olharmos de outro modo, veremos que nem todas as catracas nos são impostas, e que sim, existem catracas que de certa forma, escolhemos para vencer. Pois, mesmo com todas imposições, somos livres para, muitas vezes, escolher nossas lutas e angústias diárias. Vencendo assim, uma catraca por dia.
Mesmo dizendo que não se deixa levar pelas regras do jogo, não quer dizer que o cidadão não as segue, pois dizer que não se deixa levar, possivelmente, já é um tipo de catraca, tentando se libertar daquilo que o prende. Portanto, tomemos consciência daquilo que nos faz bem ou mal, podendo assim julgar a utilidade das nossas catracas cotidianas.


  [Voltar]  


Comentários

Comentários (0)




Para fazer comentários, realize o login.





 

Últimos Acessos


 

Destaque

    Instagram Twitter Facebook