Diário de gabrielinhaa

Pequenos gestos podem ser grandes atitudes em tempos como o que estamos vivendo!

Domingo, 31 de Maio de 2020.
feliz     

Pequenos gestos podem ser grandes atitudes em tempos como o que estamos vivendo! Público
Com o novo coronavírus circulando mundo afora, estamos lidando com a incerteza a todo momento e enfrentando crises em diversos âmbitos: econômica, ambiental, social e política. Não se sabe ao certo como será a vida daqui pra frente, sendo que a única certeza que temos é que o mundo de janeiro de 2020 já não existe mais.

Sabendo disso, devemos aceitar essa nova realidade e lançar mão de estratégias apoiadas na solidariedade para garantir a qualidade de vida da população, seja no setor alimentar, de saúde, educação, moradia, e não se esquecendo também do amparo a todos, independente de sua religião, gênero, condição econômica, orientação sexual, idade, entre muitas outras variáveis.

Como indivíduos pertencentes à uma comunidade, devemos observar o nosso entorno, procurando interagir com os que nos cercam (de forma virtual nesse momento) procurando por situações que podem ser resolvidas ou amenizadas.

Pensando na temática social e ambiental, existem algumas atitudes simples no dia-a-dia que podem ser adotadas para minimizar impactos negativos em nossas vidas e no planeta:

No mercado:
Quais alimentos estão na época de colheita?
Apesar da inúmera variedade de comida ofertada nos centros comerciais, deve-se sempre atentar que algumas delas possuem menor pegada ambiental (para determinar quais produtos do seu dia-a-dia tem um maior prejuízo ao meio ambiente, tente visualizar todo o seu processo produtivo, desde a colheita da matéria-prima, passando pelo seu processamento, empacotamento, transporte, distribuição, até chegar a você e quais prejuízos ao planeta acontecem em cada etapa), priorizando por alimentos regionais e de época, que, além de mais baratos, fortalecem a economia local e têm menor custo ambiental.

Em casa:
Quem é que não gostaria de colher alimentos frescos todos os dias? Além de saudáveis e saborosos, podem ser incluídos como um incremento na alimentação e até mesmo significar economia no final do mês! Por isso, mãos à obra:

Sempre é bom começar pelo mais simples e mais fácil, portanto busque variedades de plantas que são de fácil manutenção, sempre se atentando às épocas de plantio, além de características básicas como espaço, qualidade de solo, necessidade de luz e água.

DICA EXTRA: existem muitas PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais) por aí que podem ser plantadas e consumidas sem muito esforço! Como geralmente não são encontradas no comércio, pode-se procurar por elas em grupos e organizações inclusive nas redes sociais que as distribuem gratuitamente!

Na cozinha:
Tente aproveitar ao máximo os alimentos que vão parar no seu prato: existem muitas partes que vão para o lixo que poderiam virar receitas deliciosas e muito nutritivas! Existem diversos guias alimentares disponibilizados por ONGs e pelos governos que ensinam como aproveitar cascas, talos, folhas e sementes, gerando mais economia e saúde!

No quintal:
Das partes não comestíveis do que compramos, há ainda uma outra alternativa que não seja o descarte: muitas delas podem resultar em um adubo orgânico da mais alta qualidade! Dá pra construir em casa mesmo uma composteira, que nada mais é do que uma maneira de transformar restos orgânicos em mais saúde para as plantas!

Funciona assim: a matéria orgânica (geralmente restos das plantas, casca de ovos, de vez em quando até um pouco de ?borra de café?) são colocados em caixas ou baldes com uns furinhos na tampa e na parte de baixo, para passar oxigênio e minhocas, são misturados com geralmente com o dobro de folhas, que são ?comidas? por minhocas próprias para essa atividade (muito encontradas em floriculturas e casas agropecuárias).

Quando a primeiro recipiente está lotado, coloca-se para baixo e o processo começa novamente. Como resultado temos adubos que parecem ?terra? e o chorume, que quando misturado com água, é bem nutritivo para as plantas!

Conclusão:
Existem muitas outras coisas no nosso dia-a-dia que podem contribuir para uma realidade melhor, mas até aqui conseguimos ver algumas dicas e estratégias somente voltadas para a alimentação, que podem de maneira simples, ajudar a criarmos um mundo com mais igualdade entre humanos e a natureza!

Por isso, não perca a esperança!
Se você tiver dúvidas, pode entrar em contato comigo inbox!

Até uma próxima!


  [Voltar]  


Comentários

Comentários (0)




Para fazer comentários, realize o login.





 

Últimos Acessos


 

Destaque

    Instagram Twitter Facebook